Origem da vida Igbo


 Origem da vida Igbo



Escrito por Luanna Teofillo, Fundadora e CEO do Painel Bap


Pensar sobre a origem da vida não é algo simples, pois a vida na terra surgiu muito antes do início da racionalidade humana e é algo que vai além da compreensão das pessoas. Segundo Odinala, como é chamado o conjunto da cultura, costumes, tradições, ciência, tecnologia e filosofia Igbo, a origem da vida não é sobre a vontade de um deus ou ação e comportamento de diversos deuses, mas sobre átomos, energia e matéria. 


A crença Igbo sobre a origem da vida se aproxima mais ao que chamamos de ciência do que de "religião" como conhecemos no ocidente. E a ciência se alinha à filosofia, pois apesar de crer em um deus supremo Chukwo, Odinala tem uma teoria atomista do início da vida, ou seja, o mundo foi criado através do desenvolvimento dos átomos e a vida é um processo biológico que conhecemos como existência. 





A ciência filosófica da vida

A origem do universo é explicada baseada em fatos e evidências científicas que estão disponíveis para nós no momento. A ciência nos mostra que a origem da vida no universo começou a milhares de anos através de processos e passos que levaram simples células a sistemas e organizações complexas. Mas quando pensamos sobre a vida, as perguntas que vem à nossa mente são: Por que vivemos? O que é a vida? Como iniciou? Qual o sentido de tudo? Tentar responder essas questões de maneira puramente física, química ou biológica pode trazer tantas outras questões que é difícil nos apegarmos a uma resposta definitiva, principalmente sobre a origem e o por que de existirmos.

Muitas teorias tentaram definir a vida e sua origem, mas um olhar aprofundado sobre qualquer uma delas percebemos muitas questões não resolvidas, isso significa que assim como a vida, a teoria e o conceito de vida vão evoluindo de acordo com o desenvolvimento humano. Daí a necessidade de uma explicação filosófica, e muitas culturas e religiões tentaram definir o que é a vida, numa forma de trazer sentido para a existência, mas nunca consideram trazer uma explicação objetiva sobre isso. E Como o pai igbo escolhe o nome dos seus filhos obviamente está interligado a tudo isso.

A hipótese de "Mundo do RNA"

Vida, de acordo com a cosmologia igbo é presentada pela palavra ndụ́, cuja raiz nos ajudará a compreender o que causa a vida e suas origens. A raiz dụ, significa liderar, crescer, mover, aconselhar, tecer, o que significa que a vida é a combinação de coisas que se unem para formar a vida. De acordo com a visão igbo sobre a origem da natureza, ntụ anwu, átomos que se juntaram e deram origem à vida, mesclando a física com um sentido afetivo sobre a vida.

Essa ideia combina com a hipótese do Mundo do RNA, que sugere que a vida na Terra começou com uma simples molécula de RNA se autorreplicou sem a ajuda de outras moléculas. A função do RNA é fazer com que toda a informação contida no DNA, que são as instruções para a construção dos seres vivos,  seja copiada e transportada. 

Costurando juntos

ỊB́ Ị́– NDU significa o processo de viver e seu significado é o resumo filosófico sobre o que é a vida para o povo igbo: costurar junto. Ịb́ ị tem a raiz Bị́ que quer dizer cortar, separar, terminar, ou seja, no o processo de viver significa trazer diversos elementos juntos para formar a vida. Já a morte é presentada pela palavra Ọ́NWỤ́ que significa queimar, botar fogo, ou seja, consumir esse elementos que foram postos juntos.

Buscar o significo da vida pela filosofia igbo é tanto um olhar atomista sobre o surgimento de vida na terra quanto filosófico de compreender que a vida é por sua natureza, estarmos juntos construindo a realidade e a materialidade com uma combinação de coisas. Existem várias teorias que podem ser conhecidas para termos uma ideia de como surgiram os átomos, por que eles se juntaram, o que levou células simples a se tornarem sistemas complexos para nos ajudar a entender o que é a vida a partir do ponto de vista dos igbos clássicos: costurar juntos.



:: Efigenias ::

Vida é um processo, não uma substância

___________________________________________________________________________

*Ndi Igo: gentílico, pessoa pertencente ao povo Igbo