Enem Abstrato 2024 | Samba Abstrato

Enem Abstrato

 

Salve Comunidade!

Ala da Educação e do Desenvolvimento Social, na voz!  Estamos aqui para junto da Diretoria  mais uma vez levar a educação e cultura deste país nas costas. HAHAHAHA

Mas antes, uma breve introdução sobre nossa comunidade para quem esta acessando nós por aqui pela primeira vez. 

O Samba Abstrato é uma comunidade carnavalesca digital que está há 09 anos cunhando novos léxicos como:  Musa abstrata, franjas do migué, samba na ponta do braço, carnaval de shopping dentre outros. Através dessas denominação é que o perfil, registra o embranquecimento do carnaval e ao apagamento da cultura preta.  

É um trabalho de letramento racial, aonde sem meio termos e direto mostra o que a apropriação cultural é capaz de fazer com o povo Preto através dos tempos. 

O samba preto, a ancestralidade das mãos pretas que criaram o samba está minguando em passos largos e o resultado é a produção em massa das Musas Abstratas presente no carnaval. 

Samba Abstrato toda temporada é perseguido e tem seu objetivo sempre deturpado por aqueles que não entendem e não gostam da comunidade,  afinal falar e expor racismo tem que ser bem "domesticado", se não for assim...é atacado.  

Pessoas branques (em sua maioria)  não sabem lidar com o desenrolo de um processo histórico e o ego consegue ser maior do que a história, logo reduzem ao próprio umbigo ou a inveja e não se enxergam dentro do rolê.   

Mas samba Abstrato é isso, é marginal, é educador e traz em sua segunda edição o Enem Abstrato, um divertido quiz que traz os temas trabalhado durante a temporada: Apropriação, Colonialismo, Eugenia.

Que a Padroeira Abstrata, abençoe a todes no teste.  Boa Sorte!


Clique aqui para realizar o Enem Abstrato 2024