Troféu Musa do Samba Abstrato


 Troféu Musa do Samba Abstrato



Por Karina Souza



O Samba Abstrato é a maior comunidade carnavalesca das redes sociais. Em sua 7º temporada, “a maior de todas”, a página que existe desde 2016 se consolida como movimento cultural marginal.

Através do humor e de uma escrita perspicaz a página criou um universo único onde dá aula de apropriação cultural e embranquecimento de culturas pretas, levando os seguidores denominados Abstraters à reflexão e à diversão.

De acordo com A Diretoria do Samba Abstrato, “artistas e integrantes pretos das escolas estão sendo gradativamente apagados das escolas de samba e o carácter quilombola das agremiações vem sendo substituído por um espetáculo onde pretos são tema, mas muitas vezes não são destaque e nem tem seu trabalho e talento reconhecidos. Samba Abstrato é uma nova forma de expressão preta carnavalesca”.


Apropriação cultural e deboche

O universo do Samba Abstrato é composto pelas grandes homenageadas, as Musas Abstratas e todo seu universo de abstração: os biscoiteiros, as dinastias, as tretas e os vilões carnavalescos. E são suas histórias que levantam debates importantes sobre apropriação cultural, blackface, espoliação cultural e a presença necrófila de agentes alheios ao samba.


No país considerado o mais racista do mundo, tão revolucionário quanto uma escola de samba que nasceu da necessidade de cura e aquilombamento para sobrevivência de pessoas pretas oprimidas e violentadas pelos brancos, uma página de internet que é uma comunidade onde as pessoas podem expurgar suas dores e indignações, através do riso é transformador.


O deboche na comunidade SA tornou-se sua característica, unindo com uma escrita bem elaborada, única e pontual faz com que os temas mais delicados sejam expostos e entendido pela comunidade que interage rapidamente a cada publicação.


VOTAÇÃO DO TROFÉU MUSA ABSTRATA 2023



Todos os anos o Samba Abstrato promove o Troféu Musa Abstrato, a votação onde os membros da comunidade escolhem por meio do votação virtual as Musa e os eventos que mais se destacaram na abstração durante a temporada.

Diversas Musas já receberam o Troféu máximo da comunidade, seja por sua performance abstracionista no samba, ou pelo real desprezo com que tratam as escolas de samba fazendo delas trampolim para o seu ego.

Foram votadas 09 categorias sendo elas: Treta abstrata, adorno Abstrato, blackface, dinastia abstrata, abstrata recondicionada, abstrata vintage, new generation, abstrata clássica e o prêmio maior da temporada, o musa abstrata 2023.

Foram dois dias de votação realizada pelo Painel Bap, que é também patrocinador da página, onde nos primeiros momentos após liberar o link chegaram ao pico de 5.000 votantes por minuto. Veja abaixo, as vencedoras:



Treta Abstrata 


A vencedora foi o Colonialismo de MA.
Samba Abstrato expôs o vampirismo e a violenta e meteórica carreira no carnaval de MA.





Adorno Abstrato


Este ano a Câmara de Bronzeamento que muda o DNa foi a vencedora da categoria que premia os símbolos inanimados da abstração.





Blackface


A categoria contempla o blackface full combo e outras expressões como blackface de cabelo. Este ano a vencedora foi SC que abusou da pintura corporal para fazer cosplay de preta na avenida.




Abstrata recondicionada


São as musas trazidas à vida e ao mundo abstrato do carnaval. Este ano não teve pra ninguém AG levou o caneco, pois apresentou um espetáculo abstrato, garantindo seu troféu.

Abstrata recondicionada



New generation


As Musas da Nova Geração estão chegando aos montes, mas a ancestralidade européia de YB garantiu esse prêmio ao mesmo tempo que sua presença na avenida inaugurou a Dinastia B, considerada uma das famílias mais abstratas junto com sua mãe, Musa Abstrata Vintage, LB.







Abstrata clássica


Acabou o jejum de SS. Enfim seu primeiro troféu. Uma das Musas Abstratas mais conhecidas e que mais leva a cultura abstrata para a avenida, pela primeira vez é eleita em uma das categorias.



 



Dinastia Abstrata


O prêmio foi da família formada por Sapecona, LX, a Sapeca que dá nome a Dinastia, o genro Sapeco e a pequena Sapekids que não foi homenageada na página por respeito ao Eca.






Musa Vintage


Deu Sapecona, que mesmo não atendendo aos requisitos da categoria, concorreu e levou mais um troféu pra casa, dessa vez de musa histórica.




Musa Abstrata 2023


Só deu ela, Sapecona a Rainha de todas as abstratas, coroou a temporada 2023, garantindo 03 troféus. Ela representa o contrário da beleza e da tradição do carnaval. Parabéns, merecido.



Musa Abstrata 23


Você pode ver a pesquisa completa sobre o troféu Musa Abstrata 2023 clicando aqui. O Samba Abstrato agora está em seu hiato, e volta na oitava temporada em 2024.





 :: Efigenias ::

Samba Abstrato o maior  

movimento cultural marginal