Crise humanitária? O termo correto é genocídio

 

Crise Humanitária? O termo correto é Genocídio
Habitação Yanomani | Foto retirada da internet


Escrito por Karina Souza 


Quando se fala em crise humanitária, é quando uma situação de emergência afeta uma comunidade inteira ou um grupo de pessoas de uma região específica, por estar sob situação de mortalidade e desnutrição, contágio de doenças e emergências sanitárias.

E quando falamos em genocídio, falamos em extermínio deliberado total ou parcial de uma comunidade, grupo étnico, religioso, racial, enfim é a destruição de população ou povos.

A covid 19 desencadeou algumas crises humanitárias mundo afora e os danos causados pelo coronavírus em âmbito global não demoraram a chegar, agravando ainda mais essas crises.

Há inúmeros fatores que geram uma crise humanitária, como por exemplo, os motivos políticos. Conflitos e guerras civis além de morte e fome, geram uma crise de refugiados. Num passado recente, final de 2019 quase 80 milhões de pessoas em todo mundo tinham sido obrigados a se deslocarem de seus lugares de origem devido a conflitos. Esses dados são da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Quando falamos em genocídio, falamos de um termo criado para um conceito específico, com o intuito de designar crimes e ponto. Esses crimes trazem o objetivo de eliminação da existência de grupo étnico, racial ou religioso.

Raphael Lemkin foi o responsável pela criação desse termo. No ano de 1944 buscando palavras para descrever as políticas nazistas de assassinato sistêmico dos judeus, criou a palavra genocídio, que é a combinação de um pedacinho de uma palavra grega com outra palavra latina. Palavra grega geno- que significa raça ou tribo, com a palavra latina cídio, que quer dizer matar.

Depois da criação dessa palavra ele a definiu como um plano de ações coordenadas com o objetivo a destruição dos alicerces fundamentais a vida de grupos ameaçados com o único objetivo de aniquilação. 

Ou seja, assassinato de membros de grupos, causar danos a integridade física ou mental, impor deliberadamente ao grupo condições de vida que possam causar sua destruição total ou parcial é genocídio. 

Isto posto, o que está acontecendo debaixo de nossos narizes com o povo Yanomami é genocídio.


Painel Bap

Os Yanomami

Eles habitam o extremo norte da Floresta Amazônica e suas aldeias estão dispostas na fronteira entre Brasil e Venezuela.  Os Yanomami habitam a muito tempo, essa região e o isolamento possibilitou a proteção desse grupo indígena.

 Os indigenas yanomae, yanõmami, sanima e ninam, compõe um grupo linguístico  super importante,  sendo considerada uma das 10 maiores etnias indígenas do Brasil.

No que tange a religiosidade, a pratica dos Yanomami reúne elementos típicos da cultura dos indígenas, como a realização de rituais com chás que fazem com a as entidades espirituais sejam vistas. Os pajés consagram as divindades desse povo, e é sabido (além de lindo ) que a crença religiosa dos yanomami e aborda aspectos da natureza local.

As estimativas mais recentes, dizem que  existe cerca de 255 aldeias de população yanomami, que contabiliza um total próximo de 20 mil yanomamis apenas no território brasileiro. Em alguns portais de pesquisas, indicam que essas dados são inconsistentes mas Eu particularmente não acredito a diferença seja muita, devido ao tamanho do território Yanomami.

O isolamento dos Yanomami foi benéfico para o desenvolvimento de hábitos próprios que favoreceu a conservação das práticas deve povoado indígena.

Os Yanomami possuem vasto conhecimento botânico da Floresta Amazônica (consegue imaginar a importância disso?). A alimentação também segue a oferta de plantas e animais existentes na Amazônia, como o  consumo de frutas e peixes.


Crise humanitária? O termo correto é genocídio
 Yanomani | Foto retirada da internet


O homem Branco e seu poder de destruição

O contato com o homem branco deu-se no século XX, que é recente,  e é aí que tudo começa a dar errado, já vimos isso, quando chega o homem branco, sempre chega para fazer estragos e trazer desgraça.

No decorrer dos últimos anos, o povoado yanomami vem sofrendo diversos ataques por conta de ações de grupos econômicos nas terras em que estão suas aldeias.

 A terra Indígena Yanomami, tem aproxidamente 9,6 milhões de hectares, sendo considerada maior terra indígena do Brasil.

Infelizmente, a ação de garimpeiros, madeireiros,  agropecuaristas nas terras dos  yanomamis representam tudo de pior que poderia acontecer com esse povo e a ausência de políticas públicas prejudica as condições de sobrevivência desse povoado indígena.

A presença além de assustar com sua feiura, as práticas realizadas levaram para esse território mudança em seu cotidiano. A chegada desse mal contribuiu para a transmissão e disseminação de doenças, morte e desnutrição.

Em Janeiro de 2022 o portal Science já havia alertado para o risco do genocídio do povo Yanomani, o estudo você pode conferir clicando aqui.

Crise humanitária? O termo correto é genocídio
Crianças Yanomamis em estado de desnutrição


Neste estudo, foi apontado apontam que a atividade mineraria, principalmente o garimpo, é responsável pela contaminação da água, diminuição da caça, pesca e de outras atividades ligadas à subsistência dos indígenas. Saiba mais.

Desde o início do seu contato com o homem branco, o povo Yanomami vem sofrendo muita coisa que Eu não consigo transpor em palavras e isso tudo debaixo de nossos narizes.

O Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves afirmou que a comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu informações de que ao menos 30 meninas e adolescentes Yanomami estão grávidas de garimpeiros. E ainda dizem que a miscigenação é linda. Sabemos a que custo o povo indígena e o povo preto foi miscigenado.

Não há outro termo a não ser genocídio para o que o povoado Yanomani está vivendo. A história se repete e os predadores são os mesmo. 



 :: Efigenias ::

Aos Yanomani todo nosso amor