Filósofos Egípcios | Vozes Ancestrais Africanas

 

Filósofos Egípcios | Vozes Ancestrais Africanas


Escrito por Karina Souza


Quem quiser começar a ler sobre filosofia antiga, sempre indico esse livro, dentre tantos para mim esse é um do mais importante. Molefi, no decorrer dessa preciosidade, dissipa diversos mitos, mostrando que existe um corpo de conhecimento que precedeu a filosofia grega, descreve como os egípcios foram a luz do mundo antigo. Um dos mitos dissipado é o de Hipócrates ser o pai da medicina. Hipócrates estudou as obras de Imhotep, que é o verdadeiro pai da medicina.

Para, além disso, percorrendo essa obra onze intelectuais africanos que precederam os filósofos gregos serão apresentados, sendo eles: Ptahhotep, Kagemni, Duauf, Amenhotep, Amenemope, Imhotep, Amenemhat, Merikare, Sehotepibre, Khunanup e Akhenaten.

As ideias desses estudiosos serão discutidas em diversos prismas, incluindo o surgimento da educação, ciência, da razão e a ordem moral, demonstrando que a gênesis dos filósofos africanos ao longo do Nilo era a prática de manter Maat [o princípio da verdade, ordem e justiça] em todos os aspectos da vida.



https://www.painelbap.com.br/



Nessa publicação quem assina o prefácio é Katiúscia Ribeiro que é apaixonada por esse trabalho de Molefi, assim como ela diz. Assista Katiusca comentando sobre o livro.

Molefi Kete Asante é professor do Departamento de Africologia da Temple University, presidente do Instituto Molefi Kete Asante para Estudos Afrocêntricos e leciona em outros locais.



Filósofos Egípicos | Vozes Ancestrais Africanas

Molefi Asanti | Foto Retirada da internet




Asante foi reconhecido como um dos 10 estudiosos africanos mais citados e como um dos líderes mais influentes na educação. A sua biografia é extensa e são inúmeras as publicações desse mestre. Você conhecer mais sobre Asante e suas obras aqui.

Você encontra essa preciosidade na casa do pensamento preto, na Editora Ananse, que não prometeu nada e está entregando tudo no quesito conhecimento, informação e preciosidade da literatura preta ancestral, contemporânea e afro futurista.

 


:: Efigenias ::

"Que o Ofo dessas palavras seja transformador

Katiúscia Ribeiro