A Mulher Rei

 

A Mulher Rei
Nanisca ( interpreta por Viola Davis )  e Rei Ghezo ( interpretado por John Boyega) em A mulher Rei

Escrito por Karina Souza



Mulher Rei é um esplêndido espetáculo. Este longa está baseado em histórias reais, que tem como base a vivência de Nanisca, que é interpretada por Viola Davis. Nanisca foi comandante do exército, do Reino de Daomé, na África nos séculos XVII e XIX.

Daomé possuía uma organização única, onde o protagonismo das mulheres perpassava por todos os cargos oficiais. Não havia distinção, todos os cargos poderiam ser ocupados tanto por homens quanto por mulheres, o que obviamente incluía todas as posições importantes do Reino, sendo assim outorgados pelo Rei sob o título de Kpojito a mulher que seria sua companheira de reinado.

No filme o Rei Ghezo que é interpretado por John Boyega, teve seu reinado entre 1818 a 1858 e seu filho Glele seguiu o reinado entre 1858 a 1889, prosseguindo com a era de prosperidade econômica e força politica ou como se é dito na história, como a idade de ouro da história de Daomé.

Tanto Nanisca quanto Ghezo partilhavam da mesmo asco, que era o comércio de escravo. Ao longo da trama Nanisca, estimula o Rei a cortar o relacionamento com os traficantes de escravos portugueses, tornando a produção de óleo de palma como principal exportação do reino.


Painel BAP



O grupo militar, liderado por Nanisca era composto apenas por mulheres, conhecido como Agojie que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. O treinamento não era fácil e as preparava para as piores batalhas.

As Agojies tiveram o seu auge sob o reinado de Ghezo, quando a massa masculina da população de Dahomey foi reduzida significativamente, criando assim o meio para as mulheres entrarem para o exercito. O recrutamento era por voluntariado, recrutamento forçado, ou as mulheres rebeldes entregue pela própria família que é o caso de Nawi,  entregue no filme pelo seu Pai ao Rei, após recusar o matrimônio com um idoso. Fora da ficção, Nawi, a último Agojie sobrevivente conhecido,  morreu em 1979 com mais de 100 anos acredita -se que foi a partir dela que nasceu a inspiração para a personagem de Thuso MbeduMas a história das guerreiras vem muito antes disso, leia mais sobre Tassi Hangbé


A mulher Rei
Agojies | Foto retirada da internet | Fonte possível History vs. Hollywood



Com uma narrativa linda e emocionante, Mulher Rei tvem com o elenco majoritariamente retintos, principalmente as atrizes que compõe o exercito, elas estão distribuindo beleza, talento e magnitude. É possível nos reconhecer em cada parte da história narrada e em cada personagem, ancestralidade né mores...  abaixo a minha personagem  preferida rsrs 


A mulher Rei
 Izogie ( Interpretada por Lashana Lynch ) em a Mulher Rei 




Mulher Rei é um filme que explicita que a força da Mulher Preta e do Homem Preto juntos é capaz de derrotar e destruir todos os malefícios que a branquitude inseriu entre o povo preto e vencer qualquer um que queira nos dominar. Em minha opinião tirando algumas nuances, até o momento é o melhor filme de 2022.

Quem assina a trilha sonora do filme é o trompetista e compositor Terence Blanchard, que tem trabalhos memoráveis e você pode ouvir a playlist do filme aqui.

 


:: Efigenias ::

"Somos um povo guerreiro e há poder em nossa mente, na nossa unidade 

e na nossa cultura. Se entendermos esse poder, seremos ilimitados"