Escrito por Luanna Teofillo, Fundadora e CEO do Painel Bap
Esta pergunta está na boca de todos que estão acompanhando o desenrolar das presentes eleições. Por que os resultados das pesquisas foram tão distantes da realidade que se viu através das urnas? Muito já se falou a respeito, houve até político sugerindo criar lei para punir institutos de pesquisa.
Cientistas sociais e políticos não atribuem o problema às empresa ou a pesquisa em si, afinal, ela não é a realidade, mas sim o retrato de um momento de onde se faz uma estimativa diante de um cenário de incertezas. E isto não significa uma falha.
Mas o fato é que a sociedade evolui e com ela todas as coisas devem evoluir. A questão estrutural deve ser trazida ao debate e compor a reflexão sobre o tema.
Alguns pontos sobre o tema:
1 - Em 2017, com recursos próprios o Painel Bap realizou a primeira pesquisa política realizada por uma empresa preta chamada Afrodescendentes e Política.
Deste estudo previmos a tendência de voto a Erica Malunguinho, que na época sequer era candidata, e que foi eleita com 55 mil votos no ano seguinte para o cargo de Deputada Estadual.
Neste mesmo estudo, visualizamos a tendência de voto a Douglas Belchior que teve 33 mil votos em 2018 e 50 mil votos em 2022.
Não é uma comparação a uma pesquisa de intenção de voto, mas o fato é que pudemos trazer tendência políticas que se concretizaram e isso é relacionado a quem e para quem realizamos a pesquisa.
2 - Neste mesmo estudo, perguntamos quem seriam as pessoas que mais representavam e influenciavam as pessoas pretas. Dois anos depois Lázaro Ramos e Taís Araújo foram considerados os maiores influenciadores do ano. Mais uma vez, uma tendência detectada dentro da comunidade preta se torna realidade.
O que podemos pensar é que é preciso ampliar os olhares para ter uma visão mais próxima da realidade. Uma pesquisa é feita por pessoas e para pessoas e numa sociedade diversa, é necessário que haja diversidade na produção de dados que trazem impacto para a toda a sociedade. Entenda o que é uma pesquisa de mercado e saiba mais sobre a trajetória do painel BAP, através de um estudo realizado em 2018 sobre um assunto atemporal.
Na imagem, uma das páginas do pitch deck do Painel Bap, onde descrevemos sucintamente o problema que buscamos resolver para trazer um impacto positivo na sociedade.
:: Efigenias ::
Bap for Business
Ps: Quer realizar um estudo de mercado e ouvir uma nova perspectiva? Gostaria de entender melhor o seu consumidor? Vem falar com a gente.