Livro sobre produto digital escrito por Mulheres de Produto

Livro sobre produto digital escrito por Mulheres de Produto



Como o desconforto pela falta de referência feminina mobilizou uma comunidade de mulheres. "E se escrevêssemos um livro…?"

Há dois anos, cinco embaixadoras da ONG Mulheres de Produto se uniram para questionar a representatividade feminina na literatura brasileira sobre gestão de produtos digitais. Onde se encontram essas referências femininas na literatura de produto? Temos a BlackRocks, uma startup refinando talentos na tecnologia como referência e agora... estamos lançando um livro.

A ONG Mulheres de Produto tem como objetivo promover o desenvolvimento e a capacitação profissional de mulheres brasileiras em produto e tecnologia, e quem citamos quando ensinamos e falamos de produto digital? Quem nos inspira em nossos aprendizados? E ainda, ao pesquisar conhecimento em produto, encontra-se a barreira linguística em que a maioria do conteúdo está em inglês. Onde estão as referências brasileiras?

Foi pela inconformidade e o desconforto que trinta e uma mulheres se uniram para ressignificar as referências de literatura sobre produto digital no Brasil com o desafio de lançar o primeiro livro brasileiro sobre este assunto escrito por mulheres de tecnologia.

O livro foi escrito de maneira colaborativa, com chamado aberto da comunidade para quem se identificasse com o inquietamento e quisesse fazer parte do projeto. Ao longo do percurso, enfrentamos diversos contratempos e aprendizados, um deles sendo o maior desafio feminino do século XXI: a síndrome da impostora. Diversas escritoras solicitaram desistir, por não se sentirem confiantes para escrever um livro. Pela união e a motivação coletiva, mantivemos as 31 escritoras unidas, movidas pelo lema da ONG "Seja uma mulher que levanta outras mulheres".

A introdução à obra foi escrita por Luanna Teofillo, fundadora do Doorbell Ventures, criadora do Painel BAP. Numa viagem filosófica sobre o sentido dos fazeres tecnológicos, o texto descoloniza saberes.


Painel Bap


Lançamento após dois anos


Dois anos de execução se passaram, e escrevemos mais de 200 páginas de conteúdo exclusivo, abordando temas de produto digital pela perspectiva e análise de mulheres referência no mercado brasileiro. O livro é acessível, escrito em português, e trata sobre a visão do mercado de produtos no Brasil, o que é gestão de produtos, histórias com aprendizados das profissionais, dicas de por onde começar a carreira, priorização e estratégia de produto, cultura e diversidade, entre outros.

 De acordo com as fundadoras, o livro traz consigo a representatividade feminina e o poder da ação coletiva para construir e edificar o primeiro livro brasileiro com um objetivo comum: expandir os limites do conhecimento e se encontrar nesta carreira, que muitas vezes pode parecer ampla e ambígua. 

O livro conta com a parceria da editora Casa do Código e tem previsão de lançamento para o segundo trimestre de 2022. Para receber por e-mail mais informações sobre o lançamento, acesse o site.

Todo o lucro arrecadado com a venda do livro será revertido para ações e projetos sociais da ONG Mulheres de Produto, com o intuito de reduzir a desigualdade de gênero no setor de produtos e tecnologia.


:: Efigenias ::

Mulheres Pretas de Produto