O que é N. word?



"N" , chamada de the N. word, é uma criação de pessoas brancas cheias de ódio visando diminuir ainda mais a condição de existência de pessoas pretas.  "N" não significa apenas, (na pior conotação atribuída por racistas) "preto", "negro", quer dizer "escravo", "animal" e o pior que há em tudo isso. "N" Sintetiza todo o ódio que racistas sedentos já não conseguiam demonstrar só com atos e criaram uma palavra pra isso. 


Em sua origem, no sul dos Estados Unidos no século XVII, “N” era uma forma pejorativa para se referir a seres humanos pretos por aqueles brancos que os escravizaram Atualmente, séculos depois, seu uso e significado tomou rumos surpreendentes.


My "N"


Na definição "N" é uma pessoa sem auto-estima, sem valor social, escoria, mal-educado, de más maneiras, estúpido, ignorante, lento, insolente, fétido. Toda vez que alguém profere "N", todo o ódio que existe no universo se manifesta e muitos crimes são praticas a partir desta palavra.


Porém, em meados dos anos 90, com ajuda do  Gangstar Rap e da linguagem nas ruas nos guetos nos Estados Unidos, o termo racista foi reapropriado e tem sido usado como vocativo e adjetivo nas músicas e conversas entre pessoas pretas. Mas como o avanço e a popularidade do rap,“N” passou a ser usado por pessoas não-pretas, o que faz muitos questionarem a permissividade do uso de um termo que é usado pejorativamente.


Em linguística existe a reapropriação, fenômeno onde um termo usado num primeiro momento de forma negativa e que é absorvido pelo próprio grupo antes ofendido, e usado num sentido de identificação, senso de comunidade ou empatia através da linguagem.


Foi o que aconteceu por exemplo com o termo "black", que a rigor significa preto, e que foi aceito no decorrer das décadas pelos negros americanos. O mesmo ocorreu com a palavra "gay", que de ofensa a homosexuais, se tornou a palavra corrente para denominar a cultura e seus participantes.


Com isso, muitos defendem que "N" em si, tem conotação neutra, mas que pode ser expressado de forma negativa ou positiva de acordo com o uso e função na linguagem. Outros estudiosos apoiam que uma palavra não vale mais que seu uso, ou seja, por pior que seja a origem, atualmente ela usada de forma resignificada. Mas há ainda quem veja que o uso e popularização de uma palavra extremamente ofensiva para pretos, é mais uma faceta do racismo se impondo na mente social através da linguagem.


 

Escolhas de linguagem antiracista


É COMPREENSÍVEL linguisticamente utilizar o termo "N" em alguns contextos,  porém que podemos incentivar nem falar por tudo de negativo e racista que representa. Uma pessoa branca não deve utilizar a palavra "N", porque seu uso só é aceitável dentro de uma experiência de identificação. Um branco utilizando o termo "N" para uma pessoa preta ou se referindo a alguém, é uma atitude racista.


 Atualmente nos Estados Unidos existem movimentos que lutam pela exclusão desta palavra do vocabulário afroamericano por suas implicações sociais e até espirituais.  


As palavras tem força e significado. Se podemos utilizar palavras positivas e que fortalecem a auto-estima dos nossos irmãos e irmãs, por que utilizar a mesma palavra que o demônio branco criou para materializar seu ódio?


É sobre escolhas linguísticas que estamos falando.Vamos abolir da nossa vida coisas negativas como "N" e todo mal que vem junto dela. 






:: Efigenias ::


Somos reis e rainhas