Bionexo quer 15% de colaboradores pretos



Programa global da healthtech é mais um compromisso para contribuir com transformação da área da gestão da saúde, criando comunidades cada vez mais plurais e eficientes

Consciente do papel das companhias na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e comprometida em transformar a área da saúde por meio da diversidade social, a Bionexo, empresa de tecnologia líder em soluções digitais para gestão em saúde, lança o programa global para contratação de pessoas pretas em todos os países onde tem atuação: Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Por meio de um programa estruturado de longo prazo que inclui treinamento de gestores, palestras de conscientização aos colaboradores e parcerias com ONGs e consultorias especializadas no tema, a healthtech assume o compromisso de atingir a meta de, pelo menos, 15% de pessoas pretas no quadro dos seus colaboradores até 2024.

A companhia optou por priorizar a contratação das pessoas pretas por representarem um grupo com altos índices de vulnerabilidade socioeconômica, dificuldade de acesso à educação e desamparado do mercado de trabalho, no qual estão inseridos em cargos com baixa remuneração e poucas oportunidades de ascensão profissional. Atualmente, a população preta representa 9,4% da população brasileira, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Queremos atrair colaboradores pretos que estejam comprometidos com o desenvolvimento da carreira e aprimoramento profissional, contribuindo assim para o crescimento da companhia. Termos uma porcentagem de pessoas autodeclaradas pretas contratadas pela empresa maior do que na população do país é algo muito simbólico não só para o setor de saúde, mas para a comunidade no geral”, afirma Luanna Teofillo, Product Manager na Bionexo e uma das idealizadoras do projeto.

As vagas estão disponíveis em todas as áreas da empresa e abrangem todos os níveis hierárquicos. Para os que estão iniciando a carreira, por exemplo, a Bionexo contratará jovens da Educafro e, além de oferecer auxílio financeiro, promoverá treinamentos internos para aprimoramento. Para todos os níveis e momentos da carreira, a healthtech possui um amplo programa de desenvolvimento organizacional para retenção de talentos, no qual os colaboradores poderão ter um crescimento profissional na área de atuação.

“Fizemos um amplo estudo de mercado, organizamos discussões com nossos colaboradores, analisamos nosso volume de contratação, que cresce em média 10% ao ano, e nos desafiamos a chegar neste número. Ao assumir este compromisso, tenho convicção de que estamos abrindo um caminho significativo para um tema urgente da sociedade” afirma Patrícia Piñeiro, diretora de Gente e Gestão da Bionexo.

Atualmente, dos profissionais que fazem parte da empresa, 3% se identificam como pretos. Segundo Patrícia, a maior diversidade na empresa tornará o ambiente mais criativo, acolhedor e respeitoso; e o negócio, mais sustentável. “Somos uma empresa de tecnologia focada em criar conexões para toda a cadeia da gestão da saúde. Nossas pessoas trabalham para uma comunidade de clientes que abrange mais de 100.000 profissionais. Para entender o comportamento e a necessidade de um grupo tão grande é preciso uma equipe diversa, capaz de se conectar com a pluralidade de profissionais que atendemos”, conclui Patrícia.

“É preciso ter a clareza que o Brasil tem uma reparação histórica a fazer com a população preta. E que as empresas são uma força potente de transformação social, logo, é nosso dever trabalhar por uma sociedade melhor e mais justa. Sabemos que não podemos resolver todos os anacronismos do mundo de uma vez, mas, aqui na Bionexo, estamos convictos do impacto transformacional desta trilha que escolhemos iniciar: o compromisso com mais equidade racial em nossa equipe”, aponta Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.

“É um programa extremamente necessário, em que todos ganham: a Bionexo, os profissionais contemplados e a sociedade. Como pessoa preta que construiu uma carreira aqui na Bionexo, trabalho ativamente para que mais pessoas pretas cheguem até aqui, porque tenho certeza de como o comprometimento e a competência destes profissionais serão transformadores para a empresa, para todo o mercado que nós atendemos e o mais importante, para a vida e família destas pessoas” conta Danilo Faria, Head de Vendas da filial da Colômbia da Bionexo.

“Estou muito feliz de contribuir com este projeto e espero acompanhar seu sucesso e muitas boas notícias, pois sei que defender uma causa representativa como essa mexe com estruturas sociais muito arraigadas e que demandam um posicionamento firme por parte da Bionexo e um genuíno desejo de construir um legado de oportunidade e felicidade das pessoas”, comenta Luanna Teofillo, Luanna e Danilo estão entre os responsáveis por impulsionar a criação do programa de diversidade dentro da Bionexo.

A iniciativa de maior equidade racial integra a agenda de diversidade e inclusão que a Bionexo vem construindo nos últimos anos. Um bom exemplo é a representatividade feminina na companhia. Embora a área de tecnologia seja predominantemente masculina, a healthtech possui atualmente 45% de colaboradoras mulheres na empresa – 38% em cargos de diretoria, liderança ou gestão.

Implantado desde o início da pandemia e com perspectivas de manutenção nos próximos anos, o modelo de trabalho “anywhere office” possibilita a contratação de funcionários de qualquer local do país, ajudando na promoção de maior diversidade regional, cultural e étnica na empresa, além de contribuir para a desconcentração de renda e melhor qualidade de vida dos colaboradores. Por meio do modelo anywhere office, já foram contratados 107 profissionais de estados fora de São Paulo (sede da Bionexo), o que equivale a 20% do total de colaboradores. Este é um movimento que tem sido importante na construção da diversidade da companhia.

Mensalmente, haverá acompanhamento e divulgação de indicadores que auxiliarão no amadurecimento dos processos de atração ou retenção de todos os grupos minorizados, bem como ações internas que tornem a companhia mais inclusiva diariamente.

Sobre a Bionexo

Líder em soluções digitais para gestão em saúde, a multinacional brasileira conecta mais de dois mil hospitais e outras instituições do setor a 20 mil fornecedores de medicamentos e suprimentos hospitalares no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Por ano, em uma de suas plataformas são transacionados mais de R$12 bilhões de negócios no mercado da saúde, o que representa cerca de 20% de tudo que é transacionado no mercado privado no país. No Brasil, que representa 80% dos negócios da companhia, a Bionexo tem impacto direto em cerca de 40% dos leitos privados e 64% dos leitos de alta complexidade. Pelos seus sistemas, passam todos os dias mais de duas mil cotações de preços e condições para mais de 20 mil itens – de alimentação e medicamentos a equipamentos de diagnóstico de alta complexidade.

 

Assessoria de Imprensa
Danthi Comunicações

Luiz Fernando Campos | luiz@danthi.com.br | (11) 91275-4379

Érica Arruda | erica@danthi.com.br | (11) 97541-7448