Da Cidade de Deus para o Bolshoi



Foto: Reprodução do Instagram do Instituto Arteiros



Duas crianças, Ana Luisa e Pedro Victor, respectivamente nas idades de 11 e 08 anos, foram aprovadas na seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, no estado de Santa Catarina. Essa é a única escola do Bolshoi fora da Rússia. A menina da direita da foto, Yasmin Rafaela, 11 anos, chegou na fase final de forma brilhante e continua se dedicando para ser aprovada na seleção de 2022.

O Bolshoi é a melhor e maior escola de balé em todo o mundo. Essa oportunidade se tornou possível através da parceria entre o Instituto Arteiros e a Rosatom América Latina e que Ana Luíza e Pedro Victor aproveitaram com todos seu mérito e dedicação à dança.

De início, foi feito um post no Instagram no Instituto Arteiros convocando crianças de  09 a 11 anos de idade. O Instituto Arteiros fez uma rede de apoio conjunta com o MovidosDance - Estúdio de Dança, também localizado na favela da Cidade de Deus. Ao todo, foram 30 crianças inscritas na Cidade de Deus e 1000 em todo o Brasil.




Embora nas favelas brasileiras os jovens sejam pura potência, essa energia nata, não facilita a logística de suas rotinas devido a violência e o perfil de acesso ao usufruto da cidadania, posto que automaticamente são associados como marginais. Por isso as raras oportunidades de ascensão.

“Nasceu pobre, nasceu gente
Nessa guerrilha só mais um sobrevivente
Que tá no gueto, tá na pista
É vilão no asfalto mas no morro é artista”

MV Bill & AfroReggae

Sendo essas questões cotidianas formadoras de seus próprios propósitos de funcionamento dentro da Cidade de Deus, tanto a equipe do Instituto Arteiros como do MovidosDance - Estúdio de Dança, sabem da responsabilidade que é trabalhar com essas crianças e pré-adolescentes. Como todo projeto bem sucedido, há planejamento,  e neste não foi diferente. Segundo postagem do Instituto Arteiros:


“Sabemos que viver da arte não é uma realidade para todas (os).

É comum dentro da favela crianças se envolverem com arte, música e esporte através de projetos sociais, mas ao passar dos anos precisam dedicar seu tempo a trabalhos mais próximos da realidade, e assim ajudar financeiramente suas famílias. Também é comum a família não ter condições financeiras de bancar o estudo delas na arte, música e esporte.

Foi pensando nisso que ao criarmos o projeto +ENERGIA, a ROSATOM nos deu todo apoio para fazer a pré seleção de crianças que disputarão vagas para estudar balé na escola mais reconhecida do mundo, a @escola_bolshoi.

As selecionadas receberão bolsa de 100% em todas as etapas. E de lá sairão prontas para o mercado da dança em qualquer lugar do mundo!!! Incrível, né? ❤️

Sábado foi um dia especial para o nosso Instituto. Estamos felizes de poder realizar algo tão grande e significativo para a vida dessas crianças.”


Foto: Reprodução do Instagram do Instituto Arteiros


Com as articulações feitas, foi realizada uma pré-seleção na favela. A assessoria de imprensa foi acionada para divulgar nos meios de comunicação afim de atrair mais crianças, o público-alvo, e que a sociedade também seja impactada pelas iniciativas culturais que acontecem dentro da Cidade de Deus.

Foto: Reprodução do Facebook de Ricardo Fernandes.

A Rede Globo cobriu o lançamento do projeto +ENERGIA no Instituto Arteiros com o seu telejornal RJTV e abriu espaço em sua programação para divulgar o resultado final. Em cada avanço das crianças, a emoção e orgulho, aumentavam. Assim foi no dia da viagem. A página no Instagram do Instituto Arteiros anunciou:

“Hoje temos mais uma etapa inesquecível do projeto +ENERGIA! Iremos para Joinville levar as três crianças pré-selecionadas, que irão fazer testes e concorrer a bolsas de 100% na @escola_bolshoi, em parceria com a @movidosdance e com o apoio da ROSATOM. Estamos empolgadas com essa fase e aproveitando para se divertir com as responsáveis e as crianças que nunca andaram de avião antes…

Para acompanhar essa viagem, fiquem de olho nas nossas redes!”

Foto: Reprodução do Instagram do Instituto Arteiros


Com certeza, essa foi a viagem mais longa da vida dessas crianças e virão muitas outras, pelo Brasil e no mundo. Essas crianças estreiam como bailarinos profissionais em março de 2022 e a bolsa inclui moradia, alimentação, educação em colégio particular, lazer e viagens para o Rio de Janeiro, durante as férias.

Serão 08 anos pela frente, com a melhor infraestrutura do planeta para construírem suas carreiras dentro do universo do balé, realizando intercâmbios, e se tornando cidadãos do mundo e melhores seres humanos.

Foto: Reprodução do Facebook de Rodrigo Felha


O Instituto Arteiros foi fundado por Ricardo Fernandes e Rodrigo Felha em 2011, com a finalidade de mobilização comunitária e utilização da arte como instrumento de transformação social. Ricardo Fernandes é ator de teatro, cinema e televisão, tendo sido também apresentador do Parceiro do RJ da TV Globo e o Rodrigo Felha é cineasta.


Suas biografias como artistas e favelados não deixam dúvidas quanto aos respectivos exemplos que eles desempenham como referência na mentalidade das novas gerações desse território conhecido mundialmente como a favela da Cidade de Deus.


“Quando se investe em arte e educação para dentro das favelas, quando se criam oportunidades para construir futuros de crianças e jovens, os resultados são sempre positivos (...) Que as bolsas na @escola_bolshoi da Ana Luisa e Pedro fiquem de exemplos. Nós queremos mais! Queremos mais notícias como essa aparecendo na televisão”. (Instituto Arteiros)



____________________________________________________________________________________

*Paulo Mileno é um ator, escritor, pesquisador, conselheiro editorial da Revista África e Africanidades e co-autor do livro The Routledge Handbook on Africana Criminologies (2021) publicado pela Routledge International Handbooks. Mileno colabora para diversos jornais nacionais e internacionais, como Jornal do Brasil, Brasil de Fato, Observatório da Imprensa, Black History Month (Inglaterra), Black Star News (New York - Estados Unidos), San Francisco BayView National Black Newspaper (San Francisco - Estados Unidos), Ufahamu: A Journal of African Studies da Universidade da Califórnia, UCLA (Los Angeles – Estados Unidos) e Africa Business (Cidade do Cabo - África do Sul). Contato: pmileno@gmail.com