Home-Office é coisa do passado. A moda agora é o ambiente de resultado.


A moda agora é o ambiente de resultado.


Por Luanna Teofillo

Há quase dois anos muitos trabalhadores alcançaram o que mais queriam: trabalhar em casa. Empresas de tecnologia,  telemarketing, advogados e diversas profissões de escritório, passaram a adotar o home-office e a realidade do trabalho mudou drasticamente para um grande grupo de trabalhadores. Saí o transporte público, as horas no escritório e o happy hour no final do expediente; entra a casa, as horas diante das telas, as crianças, animais e no máximo uma live para mudar um pouco os ares no final do dia.

Apesar de libertador e transformador, rapidamente o home-office perde sua eficácia quando as pessoas se depararam com a realidade de passar oito horas por dia online trabalhando sozinhas diante do computador. O tempo excessivo no celular, as reuniões intermináveis, as horas a fio no trabalho de casa trouxeram, muitos problemas para a saúde dos trabalhadores. 


O burnout, uma das palavras mais faladas neste novo contexto de vida, é o nome dado ao esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. Quando o escritório invadiu as casas de forma abrupta, houve uma confusão entre os limites da vida privado e profissional. As horas se tornaram infindáveis e muitas pessoas não conseguiram estabelecer um extremo, até que faliram psicologicamente com tamanha sobrecarga de trabalho e pouca possibilidade de descanso e de outras atividades prazeirosas, uma vez que além do home office também houve a quarentena e isolamento social.

O ambiente de resultados é possível


O ROWE, result only work environment, é uma teoria de trabalho que privilegia a entrega de resultados, com mais liberdade e flexibilidade para os colaboradores de maneira assíncrona e que supera o modelo tradicional adotado pelas empresas onde os funcionários trabalham de forma sincronizada, seja em calls, ou produzindo individualmente. 


Criado pelas americanas Cali Ressler e Jody Thompson, esta metodologia estratégica é focada em entregas feitas pelos colaboradores acima da quantidade de horas que cada um trabalha diariamente, trazendo uma grande mudança do modelo das 9 às 17h que se transmutou para o trabalho virtual.


Desde 2007 eu acompanho e sonho com o auge do trabalho remoto: horários livres, autonomia, liberdade e usufruir do melhor que as tecnologias tem a oferecer para as pessoas: qualidade de vida.

Na Doorbell trabalhamos de boa


Desde 2016, a Doorbell Ventures vem criando produtos digitais utilizando metodologias ágeis em um ambiente de resultado onde as pessoas realizam suas entregas de forma assíncrona adaptada a sua realidade, afinal, os dias não são iguais. Através desse sistema com muito talento e criatividade, conseguimos ser uma startup preta em pleno crescimento desde 2013. 


No Painel BAP , uma das ventures da Doorbell, colaboradores trabalham em diversos projetos e muitos têm mais de um emprego, e isso faz muita diferença para o crescimento de uma startup num ambiente economicamente hostil como é no brasil.  Chegada a pandemia, empresas tiveram que correr atrás do tempo para se adequar a nova realidade, nós apenas seguimos o que já vínhamos fazendo e obtendo sucesso.


O futuro é afastar o estresse, a ansiedade e transformar o trabalho em ambiente de excelência humana. Desde o Egito antigo, trabalhadores se unem e lutam por melhores condições de trabalho e empresas humanas buscam o bem estar e o melhor dos trabalhadores para obtenção de melhores resultado.  Trabalhamos para isso, para nossa felicidade.



:: Efigenias ::


Tecnologia para felicidade