Os cinco aspectos do Samba Abstrato

Os cinco aspectos do Samba Abstrato






As dimensões multilineares da lei, justiça e cultura - Manifesto do Samba Abstrato 

O Samba Abstrato não é simples. É algo complexo que deve ser analisado, refletido em paralelo aos mais diversos aspectos da existência e da sociedade ocidental. A divulgação de correntes de pensamento através do humor e sátira, nesta peça falaremos sob os cinco aspectos sob os quais o samba abstrato pode ser observado e refletido enquanto fenômeno social.


1 Aspecto satírico e grotesco

Que são aqui também.. senão grotescos e corpos monstruosos, compostos de diversos membros não tendo ordem, nem proporção, a não ser fortuita.

O Samba Abstrato é uma sátira da realidade observada em sua face do grotesco meramente degenerativo pratica de forma direta através de fantasias tidas como racistas através do blackface, até as nuances mais sutis do blackfishing onde as pessoas de transmutam racialmente e se tornam pretas no carnaval.




A agressividade do deboche e da zoeira é compatível com a violência simbólica que essas invasões causam as nossas culturas. Que causa riso ou aversão por ser ridículo, inverídico, esquisito ou por representar uma situação caricata; bizarro.

2 Aspecto Histórico e Político


Defendendo sua tradição de crítia social, o Samba Abstrato contempla o espírito carnavelesco de crítcica, deboche e revolta da sociedade como se apresenta. é no carnaval onde as pessoas expressam suas x e x.


Não é à toa que a primeira ação das musas é acionar o judiciário, como o chicote moderno do processo.

3 Aspecto Subjetivo - Estético 

O fetiche do branco, a beleza da dor do preto






4 Fetiche pela escravidão

Black Museum, presidentes brancos, carnavalescos brancos. o fetiche do escravo, do tumbeiro, do chicote. que posição estão os pretos nestas escolas, não sei. de quem é a culpa, não sei, mas a responsabilidade é deles



Dissonancia real, insensibilidade que leva à aceitação e relativização. O que será que diriam se uma camara de gás fosse retratada num carro alegório. mesmo que para fins teatrais e reprodução histórica, certamente causaria arrepios. mas porque então há tamanha incidencia desse imaginário nos desfiles.

Por que a estética da dor do preto ainda é tão presente. tantas coisas mudaram no carnaval mas não muda a certeza de que se vc assistir ao desfile certamente verá um artista preta represenyando alguém escravizado. Poderá ver também uma pessoa branca pintada de preto representando um escravo em nome do entretenimento.


Painel Bap



Econômico - O início do fim

Invasões bárbaras


o carnaval reproduz a lógica da sociedade. não é possível questionar a presença massissa de pessoas brancas sem levar em consideração aspectos econômicos e culturais. Se x% dos desempregados são pretos, como esperar que tenham tempo para festejar.





São aversos a participação e colaboração, e ai as cores mudam, a música é diferente, a intenção não é a mesma.... o que seria dessas pessoas sem os likes, os cliques, os dólares... estariam ai?
Onde estavam as musas na época das arquibancadas de pau. quando não tinha sambódromo, não tinha like, onde elas estavam?


5 Aspecto Memético , humor da repetição

o humor baseado na mídia.



Nada como um século atrás do outro

Dentre meus muitos mestres de vida está Fred 04, bandleader do Mundo Livre S/A, que eu considero a banda da natureza, o som que a terra faz, a verdade pura e selvagem.

Pois bem, em 1994 Fred 04 escreveu uma canção sobre pobres em Recife que estavam comendo lixo hospitalar incluindo potencialmente restos humanos.

25 anos depois recebo por Whatsapp imagens de pobres comendo carne de uma baleia que já estava morta. Tudo isso para dizer que o capitalismo é a raiz da nossa desgraça

Mas o samba abstrato também é emoção. É tristeza, é pesar, é riso e deboche. Pode parecer demais, mas é igual o que se sente.

Se depender de nós, O POVO, o público, as pessoas, NÃO PASSARÃO.

No futuro, ninguém poderá dizer que não dissemos nada ou que deixamos nossa cultura ancestral se esvair. Estamos lá, vimos, avisamos. Mas eles negaram, não quiseram ouvir. Mas isso já tinha acontecido antes e por isso sabemos que a nossa voz é importante. que trazemos verdade e que assim queremos documentar o que acontece no nosso tempo. eis os cinco aspectos ou fundamentos do samba abstrato.




:: Efigenias ::

Carnaval é blues