Coluna do Aparelha Luzia - Estréia do espetáculo É Samba na Veia, é Candeia!

As pessoas se aglomeravam diante do teatro Oficina na capital Paulista. O cheio de caldo-verde tomava o ar, os sorrisos e comentários ansiosos e felizes não imaginavam o que estavam prestes a presenciar.

Candeia


Os atores da Companhia Alvorada e os músicos do Coletivo Terreiro de Mauá transformaram o teatro no bairro de Osvaldo Cruz no subúrbio carioca, na Sapucaí, na Escola de Samba Quilombo e no quintal de Antônio Candeia Filho (1935/1978), mais conhecido como Candeia, compositor e interprete portelense de vários clássicos do samba e samba enredo e ativista da causa preta e do samba de raiz. Figura mais que importante para a cultura brasileira e um dos grandes intelectuais pretos.


*

Encenado pela primeira vez no Rio em 2009, É Samba na Veia, é Candeia é certamente uma das peças destaques da temporada. O texto de Eduardo Rieche estará em cartaz no teatro oficina em curtíssima temporada  até o dia 8 de novembro às quartas e quintas às 21 horas. O teatro Oficina fica na Rua Jaceguai, 520 na Bela Vista, São Paulo. A direção é de Leonardo Karasek e a produção executiva da atriz e produtora Rita Teles.



O Painel BAP é num dos apoiadores da peça. Cada inscrição no painel reverte fundos para os artistas, além dos inscritos participarem de um sorteio de um par de ingressos para o espetáculo. Clique aqui para fortalecer o teatro preto brasileiro.


*

Lembram da Raquel Helen da Silva? É com grande alegria que a notícia do financiamento coletivo realizado pela jovem estudante foi bem sucedido!  Raquel, que desde a adolescência vem participando de programas sociais e representando a juventude preta no mundo, se prepara para realizar um mestrado na Universidade de Yale nos Estados Unidos. Acompanhamos a sua trajetória desde 2017 e não poderíamos estar mais felizes.



_____________________________________________________________

Esta coluna é uma co-produção do Blog Efigenias, UTPA e Aparelha Luzia.