Cinema – κίνημα – kinema

Efigenias é um blog culturalmente orientado.


 

Do blog O Capacitor:

"Filme do Thor será boicotado por uma turma de racistas"


 

Um grupo ultraconservador americano chamado Council of conservative citizens (vale a pena visitar o site) está promovendo um boicote ao filme Thor do estúdio Marvel . Segundo o grupo de direita,  o fato do ator britânico Idris Elba interpretar um personagem no filme, baseado no quadrinho homônimo e produzido pela Marvel Comics, ataca os valores tradicionais da lenda nórdica e consequentemente, a famosa cultura branca. Citando o manifesto:

"Parece que a Marvel acredita que o povo branco não deve ter nada que é único dela" (oi?)

Idris Elba  nasceu em Londres e s é de Serra Leoa e a mãe de Gana. Ele é preto.

Sejamos sinceros: a priori, é um pouco estranho...Imagine um filme sobre uma lenda africana cujo personagem fosse representado por um homem branco? Mas espera um pouco! Acho que isso já  aconteceu! Lembram quando os brancos interpretavam os negros no cinema? Era assim:


Façamos uma simples comparação. Veja abaixo:


:: Preto representando branco




:: Branco representando negro



Alguns comentários, obviamente, sem o devido  pudor ao defender a causa à qual se propõe esse blog:

Uma vez um protesto parecido foi tentado por um grupo de pais conservadores no Estados Unidos contra maioria  de atletas da NBA  serem negros. Esses atletas talentosos, profissionais que fazem um dos melhores campeonatos esportivos do mundo, cuja influência alcança  a cultura popular, influenciavam mal seus filhos. Por que eram negros, claro.

(eu peço ao leitor@ que imagine a editora com cara de preguiça e tédio)

Apesar de acreditar que a multiculturalização,  mesmo que artificial é uma grande ferramenta para a manutenção da representação e igualdade, eu entendo de certa forma esse apego. : (

Só que...

Arte não é jornalismo, uma vez disse um grande comunicador (tudo bem que eu também não sei o que é jornalismo hoje em dia, mas isso é outra questão).

Quando falamos de arte não há limitações. Convidamos os senhores do digníssimo Council a darem um passo à frente e esquecer que há uma mera diferença variação, quase insignificante na cor da pele e que tal detalhe é irrelevante para ser um bom ator. Não queiram limitar uma lenda fantástica, a atuação de um grande ator e um bom filme, com os muros capengas do preconceito.

Devo acrescentar que ver um homem lindo, alto, inglês vestido de super-herói pode agradar muita gente. A ver:



 

:: Efigenias ::


A afirmação do PRETO