TEDX Campinas 2019 - Aqui tem gente

Há dois anos que o teatro Castro Mendes sediou o segundo TEDx Campinas, sob curadoria e organização de Mario Giotto.


A cidade no interior de São Paulo recebeu centenas pessoas que acompanharam as apresentações e ouviram diversas histórias sob o tema: Aqui tem gente. Teve falas científicas, experiências de vida, histórias engraçadas e emocionantes. Destacamos aqui três participantes do evento que mandaram seu recado e certamente jamais serão esquecidos.

Varlei Xavier - Tem palhaço na sala de aula

"No mundo onde o título, o mestrado, o doutorado, a pós-graduação são tão importantes e às vezes o Curriculo Lattes chega antes da pessoa, eu confesso que fico sem graça de me apresentar sem ter nenhum título,  nem pós graduação e nem um doutorado. Mas para evitar esse constrangimento, eu criei um título para chamar de meu. Eu espero que depois que eu apresentar minhas credenciais, a minha fala venha com um pouquinho mais de autoridade. Senhoras e senhores, eu sou especialista na arte de errar." E assim começa a fala do Varlei Xavier, que numa era onde muitos se dizem perfeitos, se auto intitula Mestre do Erro.



Não Recomendados - Só que esteve lá viu

Existe uma regra na organização dos TEDxs que não é permitido falar sobre políticos ou partidos.  Mas para o trio Não Recomendados esse regra não foi obedecida e eles mandaram o papo. Falaram de genocidio da juventude preta e transexual, do governo fascista, violencia policial e de gênero.

"Pervertido, mal amado, menino malvado, muito cuidado, má influência, péssima aparência, menino indecente, viado", assim são os Não Recomendados. Infelizmente não há registro online da apresentação.


Campinas e o Elevador

Luanna Teofillo, também conhecida como editora do blog Efigenias fez uma fala contundente na última cidade do último pais a abolir a escravidão no mundo. Ao subir neste elevador, descobrimos que tem coisas que só existem no brasil.


O assunto é tão sério e relevante, que o ator Douglas Silva, fez sua fala chamada Elevador de Serviço no TEDx RuaHalfeld. Já disse o poeta que elevador é quase um tempo, e numa época onde crianças são deixadas sozinhas para morrer em elevadores de serviço, estas falas são mais que necessárias.






:: Efigenias ::

TEDX Campinas