Dias da Semana Igbo



Dias da Semana Igbo




Diferente do calendário Gregoriano usado no ocidente onde a semana tem sete dias, um mês tem 30 dias, um ano tem 12 meses, 52 semanas e 365 dias, no calendário Igbo tradicional a semana tem quatro dias, chamados “dias de mercado” (market days), o mês tem sete semanas e 28 dias, o ano tem 13 meses, 91 semanas e 364 dias, além de um dia intercalado um ano sim outro não. Os dias da semana na cultura Igbo, traz significado de cada dia e curiosidades.

Foi durante o reinado de  Eze Nrijiofor I (1300-1390t), o quinto Eze Nri na linha de sucessão que a tradição dos quatro dias de mercado Igbo foi instituída.  Os dias da semana Igbo são centrais tanto para a cultura quanto para a  espiritualidade, pois, segundo a religião igbo Odinala, foram criados por Chineke, deus da Fé e do Destino, para estabelecer um sistema social em Igboland.


A semana de quatro dias igbo

São quatro os dias da semana igbo e cada um deles representa um dia de mercado, um ponto cardeal, um elemento natural e tem um significado prático e espiritual.



Eke: é o primeiro dia de mercado, representa o leste e o elemento natural é fogo. O dia Eke é dedicado  à força criadora do Universo, Ékè. 


Orie: é o segundo dia de mercado, representa o oeste e o elemento natural é a água. É tido como um dia bom para planejamento e plantação.


Afor: é o terceiro dia de mercado, representa o norte e o elemento natural é terra. É  o dia dado a preparação para realizar algo.


Nkwo: é o quarto dia de mercado, representa o sul e o elemento natural é ar. Considerado o melhor dia para o mercado, comércio e atividades.


Curiosidades sobre os dias da semana igbo


- Um trabalhador igbo trabalha  três  dias e descansa um. Cada região adota um dia diferente, mas sempre no padrão de três dias de trabalho e um de folga. Este dia é dedicado ao descanso e à família.


- Cada comunidade tem um dia de mercado particular, reservado para atividades comerciais, assim como dias específicos para preparação e realização de ritos tradicionais.


- Em Urutu, região localizada no sul da Nigéria, o casamento tradicional só pode acontecer no dia de mercado Orie.


- Uma mulher, depois de casada não pode passar a noite de Orie fora de casa sem a permissão de seu marido nem se divorciar neste dia.


- Se um casal se divorciar em Orie, eles não poderão se encontrar até o rito tradicional chamado Nriko que é um jantar onde marido e mulher se unem e devem conversar e comer Eweye no mesmo prato.


- Nkwo costuma ser o dia mais favorável para o comércio e atividades de negócio. Muitos mercados acontecem neste dia em várias regiões de Igboland.


- Em Anambra State, também no sul da Nigéria, o dia principal de mercado é Orie ou Oye


- As pessoas podem ser nomeadas de acordo com o dia da semana que nasceram.  Exemplo de nomes tradicionais de acordo com o dia da semana: Okeke, Okorie, Okafor, Okenkwo.


Navegue pelo nosso blog e saiba mais sobre a Origem da Vida Igbo.





:: Efigenias :: 


Ndigbo