B.A.P. O que significa BAP?

Curiosidades sobre a origem  e a expressão BAP





BAP é acrônimo para a expressão Black American Princess (Princesa ou Principe Preto Americano) pela comunidade afro-americana para descrever pretas e pretos que pertecem à classe média e a classes altas, seu estilo de vida e seu compromisso de trazer prosperidade para a comunidade negra.

Em 1997 Halle Barry  e Natalie Desselle estrelara a comédia BAPs escrita pela roteirista Trey Beyer  sobre a história de duas garçonetes e suas aventuras para realizerem seu sonho de abrir seu próprio restaurante e se tornarem grandes empreendedoras.


O primeiro livro a cunhar o termo foi o The BAP Handbook, escrito em 2001 pelas amigas  Kalyn Johhnson, Tracey Lewis, Karla Lightfoot e Ginger Wilson como um guia bem humorado sobre tudo o que uma verdadeira bap deve saber.


Existem produtos inspirados no livro com a marca BAP que podem ser adquiridos na Effie's Store que é um e-commerce de produtos exclusivos para as princesas pretas americanas.

O rapper Jack Carta fez até uma música para celebrar nossas princesas, "BAPs , assim como Trina e Nicki Minaj também cantaram sobre as patricinhas pretas.


Em Chicago foi criada BAP School of Charm, uma escola que visa empoderar e trazer cultura e auto-conhecimento para fortalecer a auto-estima de meninas pretas. Michele Williams, do trio Destiny Childs ao lado de Beyonce e Kelly Rowland participou da inauguração da escola.


Em 2014 o canal americano Lifetime apresentou o reality show BAPs, sobre o estilo de vida das Princesas e Principes Pretos da cidade de Saint Louis.


Inspirado neste conceito, em 2013 nasce a BAP Store como um e-commerce de produtos afro-multi-culturais. Três anos depois, o Painel BAP, primeiro painel de consumidores afrobrasileiro é criado e a operação da loja passa a ser restringida como central de recompensas do Painel e  oferecer os melhores produtos e serviços de afroempreendores para a comunidade de Painelistas.
No Brasil há algumas expressões que são sinônimos de BAP: Petricinha, Afropaty, Patricinha Pretas. BAP é sinônimo de uma mulher ou homem preto que sabe o que quer, luta pelos seus objetivos e busca o melhor que a vida tem a oferecer. É uma celebração à prosperidade e o sucesso econômico da nossa comunidade.


::Efigenias::
Black American Princess