Painel BAP em Salvador - Um encontro para discutir racismo nas empresas

Anota aí: 30 de agosto é dia bater um papo sobre equidade racial na capital baiana


Neste mês, a prefeitura de Salvador promove a segunda edição do Encontro de Empresas Para a Promoção da Equidade Racial na capital. O evento, que faz parte de um programa chamado Selo da Diversidade Étnico-Racial, criado pela Secretaria de Reparação da cidade, pretende discutir a participação e a potencialidade de afrodescendentes em ambientes corporativos.




Por Erika Paixão



Com palestras e apresentações, a ideia é ocupar o auditório da Universidade Salvador com conversas que estimulem a troca de experiências entre as empresas, reconhecendo que existe um abismo histórico de oportunidades para brancos e negros no campo profissional. De acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apenas 4,7% dos postos de direção nas 500 maiores empresas do país são ocupados por pessoas negras.


Tais números ajudam a reforçar a importância de um evento como esse e, de acordo com Leomar Borges, coordenador do programa, é a partir destes encontros que gestores e colaboradores aprendem um pouco mais sobre diversidade e inclusão. Para ele, que está a frente do projeto desde 2013, tanto o Selo quanto o Encontro, “são programas que propõem as empresas uma assunção de compromissos para romper com a barreira do racismo estrutural.”



Para representar o Painel BAP no encontro, o Head de Projetos Marco Lima estará à frente da roda de conversa com o tema ‘Potencial de Consumo da População Negra e sua Importância’. Segundo ele, participações como essa só fortalecem a missão que o Painel tem de amplificar a voz do povo preto. “Nós entendemos que os afroconsumidores já tem voz, então o que fazemos é ouvir, entender e transformar essas vozes e suas demandas em insights que produzam alto impacto para nossos clientes em seus produtos, serviços e marcas”, diz Lima.


O encontro é aberto ao público e também contará com a participação de nomes como Theodorus Van Der Loo, ex-presidente da Bayer e Luís França, diretor de RH da Kordsa, cujo o foco de trabalho é justamente dialogar com as empresas que participam do Selo da Diversidade.


Se enquanto comunidade negra nosso papel é ocupar todos espaços, que tal começar a transformação partindo de Salvador? Aqui, todos são bem-vindos para construir pontes e produzir conhecimentos que transformam a sociedade.
Nos vemos lá!

Serviço
Encontro de Empresas para a Promoção da Equidade Racial
UNIFACS - Universidade Salvador
30 de agosto - das 8h às 12h
Mais informações: reparacao.salvador.ba.gov.br | painelbap.com.br