Sim, precisamos de um AirBnB para viajantes pretos

Três startups lançaram versões alternativas ao Airbnb depois que usuários relataram discriminação racial ao buscarem acomodação no site.







NoirBnB e Innclusive (antes por coincidência chamada NoireBnB) são duas startups criadas por profissionais pretos para responder a seguinte necessidade: oferecer acomodações seguras e acolhedoras para viajantes pretos de todo o mundo. 

Não demorou muito para o sonho da economia sustentável democrática acabar e os usuários perceberem que o AirBnB é basicamente branco e seus usuários querem que continue assim



Depois de milhares de reclamações, a ponto dos usuários migrarem da empresa símbolo do home-rent para as novas empresas, o AirBnB resolveu atacar o problema e desafiar seus usuários a concordarem com uma política anti-discriminatória sob pena de não poderem mais participar do site. A situação chegou a um ponto que se cogitou retirar a foto do perfil dos usuários para evitar situações de discriminação. Lamentável.










Diaspora.Black, startup afrobrasileira


Uma rede que conecta viajantes e anfitriões interessados em experimentas a herança e a história dos povos africanos em diferentes cidades. Mais do que acomodações, a plataforma conecta pessoas com valores e referências identitárias focadas na tradições culturais africanas.


Colabora com o financiamento coletivo do Diaspora.Black, faça parte desta corrente e fortaleça nossa comunidade

Diaspora.Black propõe, justamente, o reencontro com essa riqueza dispersa em diferentes cidades e diferentes histórias. Ao articular em rede anfitriões e viajantes em torno da base cultura africana, a plataforma facilita as trocas simbólicas e as experiências imersivas pretas.

A melhor forma de superar essas recorrentes situações de racismo é fortalecer a nossa rede, onde podemos reconhecer nossos valores e o sentido de pertencimento. Esta é a premissa da Política de Acolhimento do Diaspora.Black. 



Nota da Editora: Sempre tive muita dificuldade em conseguir acomodações AirBnB e lendo os relatos de outros usuários pretos, entendi finalmente porque era tão difícil encontrar hosts mesmo dispondo pagar muito dinheiro pra isso. 

Por isso iniciativas como Diaspora.Black são tão importantes. Fico feliz em saber que não viajarei em uma empresa aérea racista e que serei acolhida pelo meu anfitrião quando chegar no meu destino. 



:: Efigenias ::

  Black and around