Google Pergunta

As respostas do nosso humilde oráculo


As dúvidas, anseios e divagações filosóficas dos nossos navegantes.

{porque todos odeiam o cabelo cacheado}



Olha, nem todos, mas é inegavel a pressão cultural para que todas as pessoas queiram ter cabelo liso. Atualmente eu prefiro simplesmente pensar que cada um tem direito de optar pelo que gosta, mas há de ter diversidade de representação.



{porque as pessoas odeiam negros}



Eu acho que 30% das pessoas odeiam os negros e 60% são tão ignorantes que não conseguem entender a consequência de seus atos e palavras.  Para os primeiros, respeito pelo direito de opinião porém, que guardem suas ideias idiotas para vocês mesmos. Pensem o que quiserem,ninguém tem que saber das merdas que passam na sua cabeça. Para os segundos, educação, representatividade e respeito. A educação salva almas, sabemos disso e temos obrigação de esclarecer as pessoas: por exemplo a questão seguinte:

{por que negrice termo pejorativo}



É uma dúvida autêntica e oportunidade de esclarecer alguém pode estar sendo racista sem saber. vejamos linguisticamente:

Estudando o ensaio de José Endoença Martins para a revista da ABPN,  assimilei um possível significado para negrice, em contrapartida a negritude.
Segundo Martins:

"negritude compreende “os aspectos positivos” colados à vivência negra pelos atores da resistência racial" sendo negrice  seu oposto: "sob a égide da negrice...corporificam a identificação com valores externos às suas culturas de origem e, portanto, desenvolvem identidades assimilacionistas; Negrice engloba “as configurações negativas” associadas à experiência negra, determinadas pelo racismo branco e pelo racismo internalizado".

Para concluir, essa,  como outras palavras, devem ser evitadas no contexto diário por remeterem a algo negativo a toda cultura negra. Dizer coisas: "não faça nenhuma negrice" é assumir uma configuração negativa com toda a cultura e povo preto. OU seja, ninguém merece.


:: Efigenias ::


Linguística é nosso jogo