Good HAIR

Algo mais para a sociedade se orgulhar


Depois do preconceito racial, cultura, de origem, de gênero, etário, sexual, econômico, social, linguístico, agora me deparo com o gênero mais recente: o preconceito capilar

Numa conversa descontraída com o Thontom, que calha de ser um bem sucedido neurocientísta atualmente trabalhando em seu post-doctorado, discutíamos o modus operandi da comunidade científica, quando ele propõe a seguinte afirmação:

- Seu currículo é bom e você tem grandes chances de se dar bem no mundo acadêmico, mas seu cabelo não passa muita credibilidade (esse é o cabelo ao qual ele se referia)

Meu cabelo não passa credibilidade...mas desde quando é o cabelo que deve passar credibilidade???

Quer dizer, depois de estudar muitos anos, ler milhares de livros, ver toneladas de filmes e documentários, reciclar o lixo, amar a pátria, respeitar pai e mãe, tomar vacina, saber cantar as duas partes do hino nacional, o que importa mesmo é meu cabelo?

Pois é amiguinh@s, até isso querem controlar.


O padrão é o sonho social! Todo mundo igual!


Como aqui o Efigenias não nos abatemos por pouco, resolvemos conversar com pessoas cujos cabelos seriam vulneráveis ao preconceito. Gente que tem o cabelo diferente do que esperado por esse povo que não tem o que fazer e fica controlando o cabelo alheio.

Thais de Menezes, bailarina, professora de Dança Moderna, é preta e não alisa o cabelo.

[caption id="attachment_975" align="alignleft" width="180" caption="Meu cabelo é normal!"][/caption]

Você se sente ou já sentiu discriminada pelo estilo do seu cabelo? Em que situação?
Não senti discriminação em lugar algum! Mas quando resolvi usá-lo sem química, escova, algumas mulheres da minha família (que utilizam o cabelo alisado) tiveram uma certa dificuldade em aceitar que não alisaria.

O que espera da sociedade em relação à tolerância capilar?
Não esperar já é um começo sem frustrações e de respeito às escolhas também, eu penso.

Clique AQUI para a entrevista completa com essa flor linda!

..


Fernando Orpheu, músico e dj, é preto e usa dreadlockes, mesmo sem ser rastafari.




[caption id="attachment_977" align="alignleft" width="210" caption="Descreva seu bad hair day: "Simplesmente não tive""][/caption]

O que os outros falam sobre seu cabelo?

Existe uma série de frases que ouço diariamente: "Como você faz pra deixar assim?";     "Deve dar um trabalhão, né?"; "Eu sou louco(a) pra ter um cabelo assim!"; "Como você     lava?"; "Você lava?!" (essa é a pior...); "Quanto você pagou nesse aplique?" (essa também é péssima!); entre outras explicações que já me acostumei a dar e nem me importo, pois antes de me decidir pelo rasta também tinha muita curiosidade de saber como era.


Existe alguma mensagem que você tenta passar com seu cabelo?
Eu não tento, mas creio que ele transmita a idéia de auto-afirmação da cultura negra e mostra que você não precisa seguir um padrão de moda ou estilo para ser valorizado.

Clique AQUI para ler toda a entrevista desse menino que é uma das pessoas mais espirituosas que eu conheço. Pra conhecer mais sobre o Fer www.myspace.com/dj-orpheu

Uribe Teófilo, Músico, Analista de Produto e principalmente irmão e patrocinador da editora do Efigenias, é preto e não é careca, tem o cabelo grande e natural

[caption id="attachment_979" align="alignleft" width="210" caption="Difícil, hein... "][/caption]

Como definir seu cabelo em poucas palavras?

Crespo

O que os outros falam sobre seu cabelo?

"Mó estilo, hein "

Para mais respostas monossilábicas, clique AQUI e leia a entrevista inteira e visita o www.projetovinagrete.com.br

Pra você que fica se preocupando com o cabelo dos outros, vá coçar o seu!


:: Efigenias ::


Cabelo duro pride