Quem é, é.

A dúvida paira no ar


Com a adoção de Ações Afirmativas raciais, muito se tem falado dos critérios para estabelecer quem é negro de quem não é (oi?).

Nadando na direção contrária ao debate, o :: Efigenias :: criou o roteiro definitivo para responder uma pergunta que não que calar: como saber quem é branco?

Você SABE ou PENSA que é branco quando:

♥ Vê sua amiga negra que costuma usar o cabelo alisado com o cabelo molhado e com a maior naturalidade diz: "Por que você não deixa assim molhadinho?"

♥ Para se referir a uma pessoa preta para outra, você passa o dedo indicador direito sobre mão  esquerda em geral fechada em forma de punho e fazendo movimentos lineares nos dois sentidos diz: "O Fulano, ele é assim da sua cor", deixando claro com o gesto que se trata da sua cor de pele, não da cor do seu IPod Nano.

♥ Segundo a filmografia mundial,você não sabe enterrar







♥ Numa roda de samba com outros negros, você diz, repetindo o gesto manual descrito acima,  que você é dessa cor (teoricamente branco) mas também sabe sambar. Muitas vezes em seguida faz um movimento corporal muito peculiar para ser descrito aqui.

♥ Tem problemas com o vernáculo e não sabe usar os termos corretos para descrever as pessoas racialmente:
- A Tais Araújo, aquela moreninha da novela.
- Eu votei naquele escuro que era pagodeiro, o Netinho.
- Um senhor de cor veio de procurar, se referindo a seu pai e seu apelido sendo Negão.

♥ Ao ver uma reportagem sobre racismo na TV (muuuito bem elabora e imparcial) você diz cheio de opinião:
- É, mas os próprios negros são racistas... (e?)

♥ Para fundamentar e até mesmo justificar suas idéias, você diz um sonoro "Li na Veja!", com a maior cara de dever cumprido do mundo.

[caption id="attachment_577" align="aligncenter" width="380" caption="E tem gente que pensa que isso é ciência ou sociologia e leva a sério."][/caption]
♥ Num outro debate sobre racismo ou sobre ações afirmativas você diz ser contra porque é racista, anticonstitucional e o caraleo a quatro.  Só que você não sabe explicar nem o que é racismo perante a lei, nem o que é a Constituição e suas garantias e muito menos que é o caraleo a quatro. !

♥ Alguém te pergunta: "Mas você é racista?" Você responde indignado:" Claro que não, eu adoro basquete e samba, mas tenho uma vizinha..."

♥ Seus avós são negros, mas por algum motivo seus pais  são "morenos" e sei lá como ou só por ter "cabelo bom" e ser um pouco mais clarinho, você é branco, ariano para ser mais científico e mágico.
♥ Olhando um site de celebridades, você vê uma foto da Naomi Campbell um dia de cabelo curto e dois dias depois de cabelo comprido. E detalhe: ultraliso. Logo você exclama: "Nossa, mas o cabelo dela cresce rápido mesmo!"

♥ Você tem o cabelo liso, mas faz escova e chapinha (?)

♥ Faz questão de exibir seus amigos "de cor" como um troféu Amigo da Diversidade: " Passa lá em casa pra ver o namorado na prima da minha cunhada que é um moreninho muito educado, na minha família não tem preconceito."

Essa é uma homenagem carinhosa a toda comunidade  e cultura branca. Vocês são firmeza total, tâmo aí, lado a lado!

Agora, se você se sentiu discriminado ou ofendido, não perca tempo, dê um print screen na tela do seu computador e corra pra Delegacia de Crimes Raciais, em São Paulo à
DECRADI - DELEGACIA DE CRIMES RACIAIS E DELITOS DE INTOLERÂNCIA

Rua Brigadeiro Tobias, 527, 3º andar - Luz
Tel.: (11) 3311.3418 e 3315.0151 Ramal: 248 - dhpp@policiacivil.sp.gov.br

Afinal, no Estado Democrático de Direito, todos somos iguais perante a lei, né?

2 comentários:

  1. [...] ser que você Pai e Mãe de crianças negras e mestiças, não sofreram determinadas pressões sociais na infância que seus filhos sofrerão, por isso [...]

    ResponderExcluir
  2. A luta para transpor as barreiras da ignorância do homem é realmente necessária, pois nossa história deixou marcas no nosso povo, algumas atitudes ainda são repetidas e alguns acham que tudo isso é normal,aqui também deixo minha mensagem de apoio aos movimentos sociais que contrariam a ordem da mesmice da hipocrisia e da ignorância de alguns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...