AfroPorteña :)

Uma listinha de 10 coisas para ver/viver/ fazer/amar em Buenos Aires:


Na minha semaninha de férias antes de cruzar o oceano, muitas saudades de Buenos Aires, das minhas amigas, da minha vidinha en la Ciudad de Niños!

Niceto Club



Balada das nossas, principalmente às quintas onde a Companhia Inestable apresenta o glamuroso e sexy Club 69.


Não existe espetáculo assim no mundo inteiro: música eletrônica, dança, teatro. Eu garanto!




*


Zizek Parties


CUMBIA, a música da natureza, dos nossos antepassados. Na real, falar que Zizek é só cumbia é limitar  o selo que já é um movimento cultural. Os melhores remix de funk carioca que escutei foi em transe nas festas Zizek, que são as mais copadas de Buenos Aires.


O crew do Zizek faz mais shows no exterior que na Argentina, então se estiver em Baires e rolar uma festa, não hesite.


Escuta aí: El Remolón Mix Tape





*



Spring



Restaurante budista vegetariano mágico. Um oásis de comida saudável em Buenos Aires. Tudo bem que não dá pra comparar com restaurante vegetariano brasileiro, mas vale muito a pena, a comida é deliciosa, honesta, clima familiar.


Mas aí você me pergunta: e a carne argentina tão famosa? Acredite, depois de um tempo comendo carne (só carne mesmo) você vai chorar de alegria ao ver agrião e palmito ou se emocionar realmente como eu quando comi caqui depois de mais de um ano.





*


Plaza Serrano



Sim, é point turístico mas é muito divertido mesmo.  A Plaza Serrano durante o dia, nos finais de semana, tem a feira de artesanatono centro da praça e as baladas que a noite fervem cheias de turistas e argentinos, nas tardes se transformam em galerias de roupas e design.


Ojo! com a qualidade das peças, vai por mim. É pra olhar, curtir, mas comprar com parcimônia. Isso se você espera que uma roupa dure mais que mais alguns meses.


À noite, a dica é o meu bar do coração Crónico que funciona 24 horas. O clima é relaxadão, a comida é boa e eles dão amendoim pra beliscar junto com a cerveja.



*


Palermo Soho



Palermina assumida não podia deixar de citar a "palermização" de Buenos Aires: tem Palermo Alto, Viejo, Novo, Hollywood...mas é em Palermo Soho que você encontra os restaurantes mais charmosos como o Lelé de Troya, o Bar Secreto (que pelo jeito e contra a minha vontade não é mais tão secreto, por isso publico aqui), o Post Bar onde tem pizza free às quintas na linda rua Thames. Caminhar sem destino pelas ruas do Soho Portenho é um programaço.




*


Podestá



Chegue cedo neste bar de Palermo Soho.  No andar térreo rock internacional e rock argentino (é tipo piada interna, mas é divertido). No andar de cima música pop, um pouco de 80's. O som não é o mais criativo, mas o happy hour até as 2 da manhã deixa tudo muito mais interessante.





*


Malba



O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires é chic, fino, modernete, mas não se prenda só a ele. O Malba recebe exposições internacionais e nacionais de artistas consagrados, mas nas ruas de Palermo há várias galerias, muito grafite, muito design. Em BA a arte e a criatividade estão no ar, em cada esquina. Don't belive just in the hype, look around.


Ah, e quando rola La Noche de los Museos , evento que rola em mais de 130 cidades em todo o mundo, as pessoas podem visitar os museus à noite e de madrugada e o Malba também está na roda. Boa oportunidade para dar uma pegada mais under à visita ao museu. A próxima será dia 10 de novembro.




*


La Bomba del Tiempo


A rotinas das segundas  é: começar com La Bomba del Tiempo em Abasto, bairro roots dos teatros e dos bares de tango onde está situado a Ciudad Cultural Konex, onde às segundas os tambores unem pessoas de todo o mundo e a festa fica linda demais. Bom, devo admitir que para quem está acostumado com Olodum e Timbalada, a música não engana muito não, mas as pessoas no vibe da percussão fazem a longa fila valer a pena.


Depois ir diretamente ao bar Guapachoza, na Jean Jeures, dá pra ir caminhando. É um bar, teatro, centro cultural onde você pode fazer uma pausa pra comer uma empanada e escutar boa música depois da La Bomba.


E pra finalizar a noite, a Fiesta Afrolatina que é uma das minhas festas preferidas porque é despretenciosa e o povo vai pra dançar mesmo: salsa, música colombiana, hip hop brasileiro, reggaeton, tudo junto e misturado.




*



Buquebus



Sim, uma coisa boa para fazer em Buenos Aires é sair de lá. Explico: o Buquebus é um barco que liga Buenos Aires a Montevidéo, Colonia e Punta del Leste no Uruguay. A viagem é sussa, o barco é legal só não caia no conto da  Primeira Classe. Outra coisa divertida é ver os preços praticados no Uruguay e voltar correndinho para Argentina aproveitar o câmbio se você for turista.





*


Ser feliz!



Sou sou suspeita para falar porque a Argentina é meu segundo país. A cultura é muito diferente da nossa, é difícil conhecer de verdade a sociedade argentina, mas a cidade é linda, abre as portas para os extrangeiros. É fácil encontrar um quarto para alugar, um trabalho, uma atividade, um amor. Ganhar dinheiro está fora de cogitação principalmente pelo câmbio fraquinho e a inflação letal, mas não existe uma pessoa que vá e não volte a Buenos Aires.


Que saudade de ir de bicicleta pro trabalho, convidar as amigas pra fazer a cena em casa, os asaditos, as prévias, os bosques de Palermo, ir e voltar da balada a pé, pegar taxi pra qualquer lado, o calor do metro, reclamar pra ir ao supermercado, minhas amigas queridas, os homens lindos nas ruas, purê de batata, falar espanhol, falar inglês, falar todas as línguas, La Borrachera, Levitar, lojinhas de design,tomar sol na terraza, chamar o namorado de Papi facturas, el video club,...