Cinema negro e os paradigmas do racismo

Cinema negro e os paradigmas do racismo
Cartaz do filme "A Hora do Show"de Spike Lee

O cinema, além de arte e entretenimento, também é um registro de um dado momento histórico e documentação do pensamento e da crítica social através do olhar de um diretor. O cinema negro, ou seja, feito, criado dirigido por diretores pretos ou que de temática cultura preta, nos trazem formas de adquirir conhecimento e apurar o senso crítico através da sétima arte. Para saber mais sobre o cinema negro e sua importância para a reflexão sobre o racismo, dois filmes que abordam o tema de formas diferentes, mas profundas e que nos fazem refletir sobre o papel da mídia na propagação do racismo.


O Paradigma do Racismo Moderno

The Modern Racist Paradigm, no original em inglês, é um documentário de 2007, superinteressante e até chocante sobre a evolução dos paradigmas do racismo e como  as características de sua expressão se transformaram ao longo do tempo junto com a sociedade. O papel determinante das mídias no processo de manutenção  e propagação do preconceito de cor, raça e etnia através do padrão da branquitude como norma social, relegando aos não-brancos papéis grotescos, subalternos e secundários, o que afeta diretamente a formação do subconsciente e a forma como o racismo se perpetua na mente das pessoas. Veja o  filme completo aqui.


Painel BAP - Ganhe dinheiro respondendo pesquisas


A Hora do Show

O gênio Spike Lee também trata do mesmo tema em Bamboozled,  filme do ano 2000. Damon Wayans é Pierre Delacroix,  um executivo de um canal de TV que ao expor o racismo e os estereótipos repetidos pela televisão num Minstrel Show , que eram os shows de  menestréis que popularizaram a prática racista do blackface, onde atores brancos se caracterizavam de forma grotesca de personagens pretos e que se tornou um símbolo do racismo em Hollywood. No filme, Pierre Delacroix tem a intenção de expor e chocar a sociedade com um remake de um programa racista, mas acaba se surpreendendo com o êxito de público e comercial de sua proposta e suas consequências. Veja o trailer abaixo:




:: Efigenias ::


À voir absolument


É um documentário superinteressante e até chocante sobre o paradigma moderno do racismo que evoluiu com o tempo e a socidade, e o papel determinante de todas as mídias no processo de manuntenção  e propagação do preconceito